CAMPANHA AGOSTO LILAS – 2021 – MARIA DA PENHA VAI A ESCOLA

A CAMARA MUNICIPAL DE IGUATEMI realizou, na última terça-feira, dia 17 de agosto de 2021, o lançamento da CAMPANHA AGOSTO LILAS – 2021 – MARIA DA PENHA VAI A ESCOLA. A sessão teve a iniciatia das Vereadoras: MIRIAM KRENCZYNSKI, ROSICLEIA DA SILVA BOSCARIOLI, CAROLINA MENDES DE MORAIS VASCONCELOS e JULIANA LARA RUIZ.  O Presidente do Legislativo, Genésio Boamorte Neto abriu a sessão e passou a Presidência para a Vereadora Miriam, assessorada pelas demais Vereadoras.

Com a presença dos vereadores e alunos do Projeto EJA da Escola Municipal TANCREDO NEVES, a Sessão com a ilustre presença do promotor de Justiça  Dr. André Luiz de Godoy Marques, que brilhantemente dirigiu a palavra aos presentes.  Na ocasião  Dr Felipe Cândido Rossato – Delegado de Polícia Civil, o  Dr. Luciano Barbosa Nogueira de Oliveira – Capitão da 2a. Cia. Da Polícia Militar; Dra. Paula Coelho Bety – Assistente Social do CREAS, Dra. Jaqueline Villa Rodrigues também contribuíram como palestrantes considerando o combate a Violência Doméstica no município de Iguatemi, apresentando  estatísticas e as ações realizadas para o seu enfrentamento.

 

AGOSTO LILAS refere-se a instituição da LEI que foi criada em alusão a Lei Maria da Penha, sancionada em 07 de agosto de 2006, a nível de Brasil, quando surgiu da necessidade de inibir os casos de violência doméstica.  A Lei Maria da Penha estabelece que todo o caso de violência doméstica é crime, deve ser apurado através de inquérito policial e ser remetido ao Ministério Público.

A sessão tinha por finalidade alertar a população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher, incentivando as denúncias de agressão: físicas, psicológicas, sexuais, morais e patrimoniais.

  • Neste ano a Lei Maria da Penha de âmbito Nacional completa 15 anos.